10 de mai. de 2010

LPs dos Beatles ganham espaço em bar da Lapa

Por RAFAEL CANELLAS

Para os beatleasmaniacos, o bar e restaurante Gabinete, focado em colecionismo, tem um prato cheio: uma coleção de LPs da banda inglesa de maior sucesso do século XX, The Beatles. Álbuns ingleses e americanos das décadas de 60 e 70 como Please Please Me, A Hard Day’s Night e At The Beeb decoram as paredes do estabelecimento ao mesmo tempo em que enchem de saudosismo os corações dos eternos fãs da banda.

Gentilmente cedida por Lula Tiribás (64), fã dos Beatles desde os 11 anos, a coleção divide espaço com outros suvenirs interessantes como edições de revistas Playboy, Playmobil, James Bond, Star Wars, porcelanas antigas, Indiana Jones, postais do Garfield, aviões e carros miniatura, propagandas antigas, HQs de terror e por aí vai...

Atualmente, Lula é produtor musical e um adorador da boa música. É conhecido também por ter sido o dono de uma das lojas de discos mais descoladas do Rio de Janeiro, a All The Best, que ficava em Ipanema e, depois, foi para Barra, onde fechou. Em 1994, Lula produziu a coletânea "A Bossa e o Balanço de Wilson Simonal". Hoje, ele está produzindo um CD para a banda Boca Livre.

Quem, aliás, desejar conhecer o som do quinteto produzido por ele perceberá um forte ponto em comum com os Beatles: a valorização dos vocais nos arranjos musicais. Será que tem o dedo do eterno fã nisso aí?

Em sua coleção dos Beatles, Lula tem mais de 250 itens, entre LPs, CDs e DVDs, lançados aqui no Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos. A preciosidade é a capa do LP editado apenas nos EUA, em 1966, com o título de Yesterday and Today. Mais conhecido pelas terras tupiniquins como O Açougueiro, a capa trazia uma foto feita por Bob Whitaker com matizes surrealistas. Paul McCartney, Ringo Starr, Jonh Lenon e George Harrisson aparecem de jalecos brancos acompanhados de bonecas despedaçadas e com pedaços de carne, como já noticiado aqui no blog. Na época, o álbum vendeu 1,5 milhão de cópias em 5 semanas e gerou muita polêmica. Alguns atribuíram as imagens a uma possível mensagem cifrada contra a Guerra do Vietnã . Os álbuns foram recolhidos e outra capa foi prensada.
“O que sinto pelos Beatles não é propriamente uma paixão... É, sim, em grande parte, gosto musical! Escuto até hoje quase todos os dias. Os arranjos são maravilhosos, as letras sensacionais. São os Beatles, né?" -  Disse Lula Tiribás com exclusividade para o The Beatles 50.
Para quem quiser conhecer a coleção de Lula no Gabinete:

O bar e restaurante fica na Rua do Senado – entre a Lavradio e a Gomes Freire – número 53, no boêmio bairro da Lapa. O telefone da casa é (21) 2224 0822 e o site - http://www.restaurantegabinete.com.br/ -. Vale a pena conferir!

6 comentários:

  1. Excelente matéria! Adorei. Vou conferir.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que demais!!! Adorei!!! Esse blog é super!

    ResponderExcluir
  4. Podiamos marcar um programa com o pessoal do Blog lá no bar, que acham da idéia :)?

    ResponderExcluir
  5. Acho uma ótima pedida. A gente ainda pode preparar um flayer do The Beatles 50 para e pedir para o pessoal do bar divulgar o nosso blog por lá entre os frequentadores. O nosso blog é uma uma coleção virtual também, né?! Tem a ver...

    ResponderExcluir