28 de abr. de 2010

Os EUA contra John Lennon




Por Bianca Pimenta

         No início do mês de abril, foi lançado o documentário "OS EUA CONTRA JOHN LENNON".
        O documentário foi produzido em 2006, e se debruça sobre uma vasta quantidade de material de arquivo, como fotos e vídeos, além de entrevistas com gente como Yoko Ono, agentes do FBI, os jornalistas Walter Cronkite e Carl Bernstein, enfim, pessoas que estavam próximas ao que ocorreu à época (final dos anos 1960/início dos 1970).
        O filme fala também da aproximação do beatle com o grupo Panteras Negras, que foi um partido negro estadunidense, que tinha como objetivo proteger o "gueto negro" do país contra atos de brutalidades da polícia.
Também é mostrado episódios na lua de mel de John Lennon e Yoko Ono, em Amsterdã, como o protesto que eles fizeram no próprio hotel contra a Guerra do Vietnã.
        Então, em 1972, veio o processo de deportação de Lennon. A desculpa: Lennon havia sido pego com drogas no Reino Unido anos antes. O ex-Beatle e Yoko então contrataram um advogado especializado em imigração para defendê-los. A maior polêmica do filme, o ponto cetral, foi justamente esse fato. O filme proporciona uma ótima contextualização política e social graças a depoimentos de nomes como o escritor Gore Vidal.

OS EUA CONTRA JOHN LENNON
Diretor: David Leaf e John Scheinfeld
Produção: EUA, 2006
Classificação: 18 anos
Avaliação: bom

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário