7 de mai de 2010

Dê uma chance à paz – Toronto 1969

POR ROGÉRIO PECEGUEIRO

Neste documentário musical lançado em 2009, é mostrada a participação de John Lennon & ‘The Plastic Ono Band’, no Festival ‘Live In Toronto 1969’. São imagens raras de um dos mais influentes artistas populares do mundo, num momento crucial em sua carreira. Filmado na véspera do lançamento do ‘The Abbey Road’ — o penúltimo álbum dos Beatles — este é o registro de Lennon, capturado no filme durante a sua participação no festival, juntamente com a recém formada banda “Plastic Ono Band”.

Lennon ainda estava com Beatles. Aparentemente por capricho do destino, John e sua atual esposa Yoko Ono viajariam no mesmo avião do guitarrista Eric Clapton, Klaus Voorman, do baixista e baterista Alan White, rumo ao festival de Rock em Toronto.

"Give Peace a Chance" foi o tema principal daquele histórico festival de Rock’n’roll de 1969, um concerto inesquecível que reuniu grandes feras do Rock 'n' Roll numa manifestação em defesa da Paz mundial, que contou com a presença de alguns dos heróis musicais precoces de Lennon, entre eles: Bob Diddley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Little Richard.

Lennon e a recém-formada ‘The Plastic Ono Band’ desempenharam um papel igualmente significativo naquela noite na história do rock'n’roll mundial. Muitos críticos de época acreditaram amplamente que este concerto anunciou o fim oficial dos Beatles. Mas como todos sabem, ainda estava por vir o Álbum ‘Let it Be’, da maior banda de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário