24 de mai. de 2010

Hey Julian

Por Yasmin Miranda
       
         Uma das músicas mais conhecidas dos Beatles, é sem dúvida "Hey Jude". Além de ter sido o single mais vendido da banda (HeyJude/Revolution de 1968) a canção aparece em muitos filmes, propagandas, etc. Qualquer beatlemaníaco sabe sua letra na ponta da língua! O que poucos sabem é que a música tem toda uma história por trás de sua criação.

Julian, Cynthia e Jhon Lennon

  Em junho de 68, Jhon Lennon separou de sua mulher Cynthia Lennon, pois havia se apaixonado por Yoko Ono. Quando ele deixou a casa de Cynthia, também deixou o filho Julian. Paul era muito amigo da família e resolveu ir visitá-los para dar um apoio.   Ele foi  em seu carro e conta que no caminho começou a cantarolar a canção enquanto ia dirigindo, como ele mesmo contou no programa The Beatles Anthology: "Eu achei que como amigo da família eu poderia ir a casa deles dizer que tudo ficaria bem, tentar animá-los e ver como estavam. Eu dirigi cerca de uma hora. Eu costumava desligar o radio nessas viagens e cantarolar, vendo se conseguia compor canções. Então comecei a cantar - 'Hey Jules - don't make it bad, take a sad song, and make it better...' – como uma mensagem de esperança para Julian. Tipo, ‘qual é cara, seus pais estão se divorciando, sei que não esta feliz, mas você ficará bem". Depois disso ele trocou o nome de Jules para Jud, que era um personagem em Oklahoma do qual gostava e estava feita a canção.  Paul gravou uma demo no piano e mostrou para Jhon, que gostou da música. 
        Os Beatles começaram a gravação de 'Hey Jude' em 29 de julho de 1968 e como sabiam que ela seria um bom single, dedicaram o tempo para aperfeiçoar os arranjos e a finalizarão em 1 de agosto. O single "Hey Jude/Revolution" teve duração de sete minutos e onze segundos, mesmo assim, foi o sinlge mais vendido da banda.
       Julian Lennon comprou as anotações da canção por £25,000 e em 2002 um plágio do original da música escrito a mão foi leiloado por £80,000, mas Paul impediu por meio da justiça a venda, alegando que o original havia desaparecido de sua casa em Londres.


Julian e Cynthia atualmente

Single que deu origem a 'Hey Jude' e 'Revolution'

Nenhum comentário:

Postar um comentário