22 de jun. de 2010

Simpsons e os Beatles

Por Conrado Fernandes de Santana


O maior seriado animado da história, “Os Simpsons”, fez inúmeras referências dos Beatles em seus mais de 20 anos no ar. Entre várias pequenas aparições há um episódio chamado “Homer’s Barbershop Quartet” em qual Jeff Martin, autor do episódio, basicamente faz uma retrospectiva da história da banda.

Os Simpsons estão em uma “feira de trocas” e entre os itens de Marge está a pintura de Ringo. Bart e Lisa começam a vasculhar alguns velhos LPs e encontram ‘Meet The Be Sharps’ com a foto do Homer na capa, em uma alusão ao “Meet the Beatles” da banda de Liverpool. Homer relembra então da banda “Be Sharps”, um quarteto de capela “barbershop”, que incluía Skinner, o indiano Apu e o Policial Wiggum.

O quarteto é descoberto por um agente britânico que decide que Wiggum não canta bem e teria que ser substituído. O amigo bêbado de Homer, Barney, é escolhido assim como aconteceu com Ringo Starr que substituiu Pete Best. O bar do Moe muda de “Moe´s Tavern” para “Moe´s Cavern” em referência a “Cavern Club” de Liverpool onde os Beatles se apresentaram várias vezes no final dos anos 50.

O primeiro sucesso dos “Be Sharps” é “Baby On Board”, que o agente Nigel diz que eles acabam de gravar seu primeiro “number one”. Depois ele sugere que Homer mantenha seu casamento em segredo dos fãs.

O grupo ganha o Grammy pelo album “Meet the Be Sharps”, em um evento apresentado por David Crosby. Na festa de cerimônia, Homer se encontra com George Harrison rapidamente onde Homer se espanta ao vê-lo gritando ”Meu Deus, meu Deus... onde pegou esse brownie?!”.

Então Lisa pergunta o que aconteceu para ele deixar de fazer sucesso e Bart pergunta se ele fez como os Beatles e disse que “bigger than Jesus” (maior que Jesus) em alusão a frase polêmica uma vez dita por John Lennon. Homer responde que sim e mostra uma capa de álbum com esse nome com a foto dos quatro membros do grupo andando na Abbey Road.

No final mostra como o grupo terminou, com a saída de Barney do grupo por causa de uma namorada japonesa. Lembrando da relação de John Lennon e Yoko. George Harrison ainda volta a aparecer quando Homer reúne o antigo grupo para tocar no telhado da “Moe´s Tavern”. Está ai o episódio para quem além de fã da maior banda do mundo, também gosta de dar risadas com os Simpsons.

*Link para o episódio*

Nenhum comentário:

Postar um comentário